Programação

20/04/17: Quinta-feira – Abertura

  • 18:00: Registro
  • 19:00: Abertura
  • 19:30: Palestra Inaugural

21/04/17: Sexta-feira – Gastroenterologia

  • 8:00: Atualização em cólica de potros

Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes – UNESP: Campus Araçatuba

  • 9:00: Novas estratégias para o tratamento da cólica: experiência pessoal

Carlos Henrique Camara Saquetti – Polícia Militar DF

  • 10:00: Intervalo
  • 11:00: Mesa Redonda – Casuística e tratamento de cólica: o que vimos nas últimas duas décadas e o que veremos nas próximas

Prof. Carlos Augusto Araújo Valadão – UNESP: Campus Jaboticabal

Prof. Delphim da Graça Macoris – UNESP: Campus Jaboticabal

Prof. Geraldo Eleno Silveira Alves – UFMG

Prof. Carlos Henrique Câmara Saquetti – Polícia Militar DF

Prof. José Dantas Ribeiro Filho – UFV

Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes – UNESP: Campus Araçatuba

Profa. Paula Alessandra di Filippo – UENF

Profa. Juliana Regina Peiró – UNESP: Campus Araçatuba

21/04/17: Sexta-feira – Diagnóstico da claudicação e podologia

  • 14:00: Ultrassonografia no casco

Dra. Mary Beth Whitcomb, UC Davis, USA

  • 15:00: Casqueamento e ferrageamento em afecções específicas do casco.

Dr. Vern Dryden – USA

  • 16:00: Intervalo
  • 16:30: Particularidades do diagnóstico das lesões do aparato suspensor

Dra. Mary Beth Whitcomb, UC Davis, USA

  • 17:30: Casqueamento e ferrageamento para tratamento de patologias do aparato suspensor.

Dr. Vern Dryden – USA

22/04/17: Sábado – Tendinopatias

  • 8:00: Aplicabilidade da medicina regenerativa no Brasil

Profa. Ana Liz Garcia Alves – UNESP: Campus Botucatu

  • 9:00: Medicina regenerativa para o tratamento de tendinopatias

Prof. Roger Smith – Royal Veterinary College

  • 10:30: Intervalo
  • 11:00: Terapias cirúrgicas para o tratamento de tendinopatias

Prof. Roger Smith – Royal Veterinary College

  • 22/04/17: Sábado – Osteoartrite
  • 14:00: Inovações terapêuticas das infiltrações articulares para o tratamento da osteoartrite equina

Profa. Raquel Yvonne Arantes Baccarin – FMVZ-USP

  • 15:00: Medicina regenerativa para o tratamento da osteoartrite equina

Prof. Roger Smith – Royal Veterinary College

  • 16:00 – Invervalo
  • 16:30: Uso da ressonância magnética como adjunto no diagnóstico da claudicação: A realidade brasileira.

Dr. Júlio Cesar Paganela – Horse Center (RJ)

  • 17:30: MESA REDONDA: Avanços na pesquisa e tratamento da osteoartrite

Profa. Ana Liz Garcia Alves – UNESP: Campus Botucatu

Profa. Andressa Silveira Xavier – UFMG

Dr. Júlio Cesar Paganela – Horse Center (RJ)

Profa. Raquel Yvonne Arantes Baccarin – UENF

Prof. Roger Smith – Royal Veterinary College

RELAÇÃO DOS CONVIDADOS COM PAPEL DESTACADO

Roger Smith, MA, VetMB, PhD, DEO, DipECVS, MRCVS

Se qualificou como cirurgião veterinário da Universidade de Cambridge em 1987 e, após dois anos na prática, retornou ao meio acadêmico para realizar mais treinamento clínico como residente em estudos de equinos no Royal Veterinary College. Depois de sua residência, ele empreendeu um projeto de pesquisa de 3 anos que culminou na concessão de um PhD para seus estudos com matriz extracelular do tendão equino. Permaneceu no Royal Veterinary College primeiro como Professor de Cirurgia Equina, depois como Professor Sênior em Cirurgia Equina antes de sua nomeação para Professor Titular em dezembro de 2003. Sua principal área de pesquisa é a compreensão dos mecanismos de envelhecimento do tendão. Especialista e pesquisador renomado mundialmente em Medicina Regenerativa em Equinos. Ministrará duas palestras e participará de mesa redonda sobre “Avanços na pesquisa e tratamento de osteoartrite”.

Mary Beth Whitcomb, DVM, MBA

Médica Veterinária pela UC Davis (1996). Especialização em ultrassom em Equinos e Cardiologia na Universidade da Pensilvânia. Professora na UC Davis desde 1999 com MBA na UC Davis Graduate School of Management em 2014. Considerada uma das principais autoridades em ultrassom de equinos, com palestras sobre o tema em todo o mundo. Ministrará duas palestras sobre o tema.

Vern Dryden, DVM, CJV

Graduado Mestre Ferreiro pela Oklahoma State Farrier School e como Médico Veterinário pela  Univerisity of Arizona. Vasta experiência em Podologia Equina pela  Washington State University College of Veterinary Medicine e pelo Rood & Riddle Equine Hospital. Tem vários artigos publicados no tema de podologia com várias palestras dentro e fora dos EUA. Atualmente possui sua própria Clínica Veterinária de Podologia Equina em Lexington, EUA. Tem colaborado com pesquisas e treinamento de discentes na Clínica Cirúrgica de Grandes Animais da UFMG. Ministrará duas palestras sobre o tema.

Ana Liz Garcia Alves

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Doutorado em Patologia pela UNESP – Campus Botucatu (1997). Pós-Doutorado no Royal Veterinary College – University of London (2010/2011). Vice-Coordenadora de Pós-Graduação – Biotecnologia da UNESP – Campus Botucatu. Pioneira no Brasil na pesquisa e uso de Células Tronco na Ortopedia de Equinos – Palestra sobre o tema e participação na mesa redonda “Avanços na pesquisa e tratamento de osteoartrite”.

Andressa Batista da Silveira Xavier

Graduada em Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em 2002. Residência em cirurgia de grandes animais na UNESP – Campus Botucatu (2003 e 2004). Residência em Cirurgia de Grandes e Doutorado em Ciências Veterinárias – DVSc (2005-2009) no Ontario Veterinary College, University of Guelph. Professora adjunta na Escola de Veterinária, na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência especialmente em cirurgia de equinos e diagnóstico da claudicação associado a radiologia e ultrassonografia. Participação na mesa redonda “Avanços na pesquisa e tratamento de osteoartrite”.

Carlos Augusto Araújo Valadão

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B | Doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1990). Professor Titular na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Jaboticabal. Presidente do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária. Especialista em Endotoxemia e Controle da Dor. Participará da mesa redonda sobre “Casuística e tratamento de cólica: o que vimos nas últimas duas décadas e o que veremos nas próximas”.

Carlos Henrique Camara Saquetti

Doutorado em Cirurgia Veterinária pela UNESP – Campus (2010). Faz parte do quadro de oficiais da Polícia Militar – Saúde do Polícia Militar do Distrito Federal. Grande experiência prática em Cirurgia de Abdome Agudo em Equinos.

Delphim da Graça Macoris

Doutorado em Medicina Veterinária pela USP (1989). Professor aposentado pela UNESP – Campus Jaboticabal. Pioneiro da Gastroenterologia Equina no Brasil. Participará da mesa redonda sobre “Casuística e tratamento de cólica: o que vimos nas últimas duas décadas e o que veremos nas próximas”.

Geraldo Eleno Silveira Alves

Doutorado em Ciência Animal pela UFMG (1997). Professor Titular Aposentado pela UFMG. Coordenador da Mesa Redonda “Casuística e tratamento de cólica: o que vimos nas últimas duas décadas e o que veremos nas próximas”.

José Dantas Ribeiro Filho

Doutorado em Ciência Animal pela UFMG (2003). Professor Associado da UFV. Especialista e Pioneiro em Hidratação Enteral em Equinos. Participará da mesa redonda “Casuística e tratamento de cólica: o que vimos nas últimas duas décadas e o que veremos nas próximas”.

Julio César Paganela

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2011)
Especialista e Pioneiro em Ressonância Magnética em Equinos. Atua no Hospital Horse Center (RJ). Palestra sobre o tema e participação em mesa redonda “Avanços na pesquisa e tratamento de osteoartrite”.

Luiz Claudio Nogueira Mendes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Doutorado em Medicina Veterinária Clínica Médica Veterinária da pela UNESP (2002). Professor Adjunto da UNESP – Campus Araçatuba. Especialização em Neonatologia Equina.

Paula Alessandra Di Filippo

Doutorado em Cirurgia Veterinária pela UNESP – Campus Jaboticabal (2009)
Professora Associada de Clínica Cirúrgica da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campus Darcy Ribeiro. Especialista em Cirurgia de Cólica. Participará da mesa redonda sobre “Casuística e tratamento de cólica: o que vimos nas últimas duas décadas e o que veremos nas próximas”.

Raquel Yvonne Arantes Baccarin

Doutorado em Clínica Veterinária pela USP (2000). Professora Efetiva da USP. Especialista em Osteoartrite Equina. Palestra sobre o tema e participação na mesa redonda “Avanços na pesquisa e tratamento de osteoartrite”.

Anúncios