Apresentação

O Simpósio Internacional de Cavalo Atleta (SIMCAV) é um evento bianual realizado pelo Grupo de Pesquisa em Gastroenterologia Equina da Escola de Veterinária da UFMG desde 2003. Este grupo de pesquisa se iniciou com o Prof. Geraldo Eleno em 1995, por meio de estudos que resultaram em sua tese de Doutorado sobre a peritonite em equinos. Desde então, vários docentes e técnicos se associaram a este grupo, sempre guiados pelos ideais de comprometimento e excelência de seu criador.

O SIMCAV não foge destes ideais e tem como principal objetivo agregar o que existe de melhor e mais moderno em termos de conhecimento técnico nas áreas de produção, reprodução, tratamento médico e treinamento do cavalo de esporte e oferecer este conteúdo aos profissionais que se dedicam ao cavalo.

Mais além, o SIMCAV se propõe a trabalhar em um alto padrão científico, ao convidar para seus eventos os principais docentes e pesquisadores das mais renomadas instituições nacionais e internacionais. Assim, além de levar informação aplicada aos profissionais do cavalo, temos também a oportunidade de interação entre jovens discentes, pós-graduandos e pesquisadores altamente qualificados. Essa frutífera interação, que ocorre durante a tradicional disciplina de pós-graduação oferecida antes do evento e durante as apresentações de trabalhos, vem promovendo várias cooperações científicas dentro e fora do país. Sem sombra de dúvidas, o SIMCAV é uma grande oportunidade para a divulgação de trabalhos científicos, cujos resumos são publicados em Anais impressos como suplemento pela Revista V & Z Minas.

Outra face não menos importante do SIMCAV é a parceria com as empresas privadas. Acreditamos que a interação entre pesquisadores e a iniciativa privada é fundamental para que a inovação e o desenvolvimento tecnológico se realizem no ambiente do agronegócio cavalo. No evento existe um espaço especialmente destinado às empresas para exposição de seus produtos e serviços. Isso favorece ampla interação tanto com os pesquisadores, potenciais idealizadores e certificadores de tecnologias geradas pela iniciativa privada, como também com os profissionais do cavalo, os principais responsáveis pela disseminação e utilização de produtos.

Assim o SIMCAV chega à sua 8ª edição, contemplando as ações fundamentais e indissociáveis da universidade, ensino, pesquisa e extensão, e promovendo o desenvolvimento da indústria equina. O simpósio está estruturado para proporcionar o melhor para os seus participantes e se inicia com cerimonial, palestra de abertura e show artístico cultural. Além das palestras, conferências e mesas redondas, que buscam sempre proporcionar o debate, duas outras atividades de impacto integram o programa. Essas atividades correspondem à apresentação dos trabalhos aprovados pela comissão científica, com premiação dos melhores classificados, e a tradicional feira de produtos, serviços e equipamentos das empresas parceiras, que durante três dias recebem visita e interagem em seus stands com os participantes do SIMCAV.

Contamos com sua presença!

Não se esqueça: Belo Horizonte, 20 a 23 de Abril de 2017.